MARIA GEMMA DE JESUS CARVALHO, é religiosa capuchinha, nasceu na legendária cidade de Oeiras, antiga capital do Piauí e descende da família Nunes e Ferreira de Carvalho.
Filha de Milton José de Carvalho e Maria Natividade Nunes de Carvalho viveu sua infância em Oeiras, onde fez o curso primário nos Grupos Costa Alvarenga e Armando Burlamáqui. Em Teresina cursou o Ginásio e Cientifico no tradicional Liceu Piauiense. Sempre foi afeiçoada aos estudos.
Cursou o ensino superior no Rio de Janeiro, diplomando-se primeiro como Bacharela, depois, licenciando-se em Letras Neolatinas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Instituto Santa Úrsula, da Pontifícia Universidade Católica (PUC)–em 1955. Na mesma Universidade fez o Curso Superior de Religião e mais tarde em 1971 e 1972 o Curso de Pedagogia, especializando-se em Orientação Educacional.
Veio para Caxias em 1956, exercendo o magistério como Professora de Português, Literatura, Francês, Latim e Filosofia e, depois Diretora do Colégio São José até 1966, quando foi transferida para Fortaleza – CE. Em Fortaleza, foi Diretora do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Participou da 1ª Diretoria da Associação Brasileira de Ensino Normal do Ceará, como membro indicado pelo eminente Professor Amaral Fontoura. Transferida depois para São Luís, foi Diretora do Instituto Divina Pastora de 1968 a 1969. Em 1970 foi convidada pelo Reitor da Universidade Federal do Maranhão – Cônego Ribamar Carvalho para exercer a função de Assessora junto à Faculdade de Enfermagem.
Retornou a Caxias em 1971, assumindo a Direção do COLÉGIO SÃO JOSÉ. Um trabalho importante a destacar foi a elaboração do PROJETO da criação do Ensino Supletivo de 1° e 2° Graus. Em março de 1976 passou a compor o quadro docente da Faculdade de Educação de Caxias. Em julho de 1976 é nomeada Diretora “PRO TEMPORE” da Faculdade, permanecendo até 1979, sendo reconduzida para o mesmo cargo de 1979 a 1983, quando findou seu mandato. Pertenceu ao quadro de professores da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como Professor Titular.
Integra à Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, como religiosa. Faz parte da Associação de Imprensa do Maranhão, na categoria de sócio colaborador desde 1979.
Colaborou em revistas da Congregação e também no Jornal “O Pioneiro”, “Jornal do Maranhão” e Jornal da Cidade.
Trabalhou na pesquisa do Livro HISTÓRIA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ, publicado pelo jornalista Albert Lima – 1997; elaborou o novo Regimento Interno das Escolas da Associação das Irmãs Missionárias Capuchinhas e participou do Projeto Político Pedagógico do Colégio São José, pioneiro em Caxias, merecendo destaque no Conselho Estadual de Educação.
Recebeu Comendas e Títulos Honoríficos:
• Sócio benemérito do Centro Operário Caxiense;
• Título de “Magnífica Educadora” – Clube Recreativo de Caxias – 1977;
• Título de “Cidadã Caxiense” – Câmara Municipal de Caxias, em 1979;
• Título de “Personalidade Global em Educação”-Centro de Educação B.Tribuzi – 1970 – São Luís;
• Título de “Professor Emérito”, conferido pelo Reitor César Henrique Santos Pires, pelos serviços prestados à comunidade maranhense e trabalho desenvolvido em prol do Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão – 28/12/2000;
• Título de Comendador da Ordem do Mérito – ‘Gonçalves Dias”, conferido pela Prefeita Municipal Dra. Márcia Regina Serejo Marinho, por serviços prestados à cidade de Caxias – novembro/2001;
• Membro Efetivo – Cadeira nº 40 – da Academia Caxiense de Letras – 15/08/2003;
• Publicou CENTELHAS DE UMA VIDA – perfil de Dr. Salvador de Castro Barbosa – Patrono da Cadeira nº 40, da Academia Caxiense de Letras – 13/11/2003.
• Trabalhos inéditos – “Coletânea de crônicas”, “Nova História do Colégio São José no 3º Milênio”.
Atualmente, continua na Direção do Colégio São José, em Caxias – MA.