No Ensino Pré-Escolar, para menores de 06 anos, tem como objetivo preparar a criança para o convívio social, desenvolver a criatividade, outras aprendizagens e preparar o aluno para o ingresso no Ensino Fundamental.

Os currículos do Ensino Fundamental e Médio têm uma base nacional comum em âmbito nacional, acrescidos por uma parte diversificada, de acordo com os Arts. 26 e 27 da Lei nº 9394/96. Atendem às necessidades e possibilidades concretas, peculiaridades locais e as diferenças individuais do aluno.

A educação básica, nos níveis Fundamental e Médio, está organizada de acordo com os Artigos 24 da Lei 9394/96.

Os programas são elaborados pelos professores, sob a orientação do Supervisor Escolar, o qual deverá submetê-los à apreciação da Diretora. Eles serão, periodicamente, revistos e atualizados, segundo a conveniência do Ensino.

Sistema de Avaliação

  1. CONCEITO – É atribuído ao aluno pela análise do seu comportamento num todo, notas de avaliação, levando em consideração o Interesse, Participação nas Atividades, a Pontualidade na Entrega dos Trabalhos, Atitudes em Sala de Aula e Criatividade.
  2. AVALIAÇÕES PARCIAIS – Notas parciais de conhecimento, levando em conta a realização do trabalho, pesquisa, testes, argüições, exercícios, debates, deveres e estudos dirigidos, durante todo o período. Durante o bimestre, deverão ser atribuídas, no mínimo, duas notas de avaliações parciais contínuas em cada disciplina.

AVALIAÇÕES CUMULATIVAS OU GLOBAIS – Provas bimestrais, abrangendo todo o conteúdo programático durante o bimestre, com um acréscimo dos conteúdos anteriores, proporcionando, assim, a recuperação paralela, bem como a seqüência programática. Neste sistema de avaliação deverão ser observados os princípios básicos de avaliação formativa e somativa. Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver nos quatro bimestres, isto é, na média anual, nota igual ou superior a oito (8,0), em todas as disciplinas, área de estudos ou atividades, no 1º e 2º Graus.

O professor deve anotar as dificuldades em relação aos objetivos, conteúdos, metodologia, livro didático e outros aspectos para que nas reuniões estes pontos sejam refletidos e replanejados. Os planos de ensino deverão ser manuseados e executados, para garantir o êxito da nossa busca em termo de educação, escola, área e série. A freqüência, o conteúdo dado e as médias gerais deverão ser anotados no diário para facilitar nosso trabalho de acompanhamento e análise.

O conteúdo dos testes deverão ser:

  1. Teste Parcial – Conteúdo não acumulado.
  2. Teste Global – Conteúdo acumulado da etapa.
    • O teste parcial será feito em uma semana marcada no calendário na aula de cada professor. O global será durante uma semana e todas as turmas farão ao mesmo tempo.
    • No momento da aplicação do teste, o professor deverá agir como educador, conscientizando o aluno que o resultado deve ser real.
    • Os testes deverão ser elaborados com cuidado e atenção sendo considerado em primeiro lugar para que vamos aplicá-los.
    • A média geral deverá ser a média dos testes mais os trabalhos individuais, de equipe, levando em consideração: interesse, participação nas atividades, pontualidade na entrega das tarefas, atitudes em sala de aula, criatividade etc.
    • As notas deverão ser registradas na ficha de avaliação e entregues à supervisão no fim da etapa.
    • Os professores deverão evitar durante a etapa alunos sem notas. Caso isto aconteça a coordenação e ou supervisão deverá ser avisada para resolver o problema.
    • Os professores deverão manter contato constante com a supervisão e/ ou a coordenação para comunicar como estão os alunos ou a turma, assim facilitará o acompanhamento e a história do aluno ficará registrada na ficha individual.
    • Os coordenadores deverão ficar atentos para todas as atitudes dos alunos e atividades executadas por eles e anotar na ficha individual.
    • Os coordenadores deverão chamar os pais quando necessário e registrar o chamado e o motivo na ficha individual.
    • A supervisão deverá analisar os testes, e se necessário conversar com o professor sugerindo nova elaboração.
    • A direção, coordenação e ou supervisão deverão incentivar o professor para desenvolver atividades, criativas e variadas com os alunos em sala e extra sala.
    • Trabalhos, Testes, etc. deverão ser entregues com cinco dias de antecedência à supervisão ou coordenação do grau para serem analisados e, posteriormente, encaminhados à mecanografia.
    • O aluno deverá ser despertado para o estudo sistemático a partir da 1ª etapa.

Escala de Avaliação

A ESCALA DE AVALIAÇÃO – Tendo uma precisão maior nos resultados, nas avaliações parciais e cumulativas, os conceitos serão atribuídos por uma escala numérica de 0 a 10 (zero a dez). A MÉDIA BIMESTRAL é o resultado da soma das notas obtidas nas avaliações realizadas. Se o resultado for igual ou superior a 8 (oito) o aluno estará aprovado. Caso não seja atingida a média oito (8,0) o aluno poderá recuperar-se ao longo do ano, obtendo notas superiores a oito (8,0) nos bimestres seguintes, ou ainda, terá direito à recuperação final em dezembro.

Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver nos quatro bimestres, isto é, na média anual, nota igual ou superior a oito (8,0), em todas as disciplinas, área de estudos ou atividades, ou seja 32 (trinta e dois pontos), no Ensino Fundamental e Médio.

Da recuperação da aprendizagem

O sistema de recuperação tem como base o princípio de que a verdadeira recuperação se desenvolve ao longo do ano, pelo interesse, esforço e estudo do aluno, orientado pelo professor. Para se conseguir esse tipo de recuperação, nos propomos a desenvolver um trabalho de conscientização, junto ao aluno, da importância de um estudo diário e sistemático, através dos diversos serviços pedagógicos. Se o aluno não obtiver aprovação durante o ano, será submetido à RECUPERAÇÃO FINAL, no mês de dezembro. Nesta recuperação o aluno deverá obter uma nota que, somada à sua média anual e dividida por 2 (dois), dê média sete (7,0). Será considerado reprovado o aluno que não cursar o período de recuperação, e que em recuperação por falta não apresente melhoria de aproveitamento.