Em geral, a educação escolar define-se como um tipo de educação sistêmica, formal e institucionalmente organizada. Sistemática, porque se constitui em todo articulado e coerente; Formal, porque se desenvolve a partir de procedimentos definidos e Institucional por se estabelecer como organização própria e padrões mais estruturados.

À luz destas proposições e dos princípios filosóficos do Colégio São José, elege-se como prioridade para o Ensino Fundamental uma concepção de educação e ensino delineada pelo perfil de uma prática pedagógica de equidade no atendimento ao educando e da qualidade do ensino, tendo como foco de atenção a aprendizagem. Essa posição implica na compreensão do processo ensino-aprendizagem como um tempo indissociável, em que estão integrados os diferentes sujeitos escolares: alunos, professores, gestores e a comunidade.

Neste sentido, a escola funciona como motor de novas conquistas quando dirige o ensino para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados, permitindo a reconstrução e a reelaboração, por parte dos indivíduos, dos significados que lhes são transmitidos pelo grupo cultural.