Que a disciplina favoreça a autonomia das pessoas, a valorização dos direitos humanos e a participação da família.

  • Atualizando e fazendo cumprir o regime disciplinar da escola;
  • Envolvendo professores, alunos, pais e funcionários no estudo e na vivência do projeto político-pedagógico da escola;
  • Organizando acompanhamento psicopedagógico a alunos, pais e professores que dele necessitarem;
  • Estabelecendo critérios e normas para as avaliações de segunda chamada;
  • Organizando debates sobre temas relacionados à disciplina e à indisciplina;
  • Promovendo encontros com especialistas para aprofundar a problemática dos alunos portadores de deficiências.

Que a interdisciplinaridade nos ajude a romper barreiras entre as diversas áreas do conhecimento humano e a valorizar a pluralidade cultural.

  • Enfocando a dimensão da interdisciplinaridade nas diversas atividades desenvolvidas pela escola;
  • Fortalecendo o trabalho coletivo;
  • Promovendo o diálogo e a partilha entre os diversos segmentos da comunidade educativa;
  • Realizando seminários temáticos interdisciplinares.

Que a avaliação constante nos ajude a aumentar a coerência entre o discurso e o fazer pedagógico.

  • Promovendo momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e o funcionamento geral da escola;
  • Realizando reuniões das coordenações de áreas e a geral para verificar até que ponto nossa caminhada está seguindo na direção apontada em nosso Marco Referencial;
  • Implementando as decisões tomadas coletivamente;
  • Cumprindo as datas previstas em nossas programações;
  • Acompanhando mais de perto a atuação dos professores em seu trabalho didático-pedagógico.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Objetivo Geral

Organizar um programa de formação continuada para ajudar para ajudar as pessoas a serem mais humanas e sensíveis à situação sócio-político-econômico-espiritual do mundo atual.

Objetivos específicos

Realizar a semana pedagógica

Evento Semana Pedagógica
Data   Janeiro
Local   Colégio São José
Participante   Direção, Coordenadores, Professor e Funcionários.
Responsabilidade
Observações

 

Evento Recursos Humanos
Data Janeiro
Local   Colégio São José
Participante Professor da Educação Infantil I e II e Ens. Médio
Responsabilidade   Irmã Suely
Observações

 

Evento Encontro de Espiritualidade Franciscano
Data   Outubro
Local   Colégio São José
Participante   Professores
Responsabilidade Irmã Suely
Observações   Palestrante: Utília Castilho

 

Atividade Permanentes

  • Reunião por área bimestralmente
  • Reunião Geral com todos os professores no fim de casa semestre.
  • Reunião com os pais, direção e professores no fim de cada bimestre.
  • Festa das Mães
  • Festa Junina
  • Festa dos Pais
  • Homenagem ao Professor
  • XX Jornada Cultural
  • Primeira Eucaristia
  • Colação de Grau da Educação Infantil
  • Confraternização de Nata

DETERMINAÇÕES GERAIS

Para fortalecer a coerência, a eficiência e a eficácia, este Plano deverá ser anualmente avaliado e desdobrado em Plano de curto prazo. Os critérios de avaliação serão os indicados no Marco Referencial.

Para facilitar a participação e a partilha, harmonizar o calendário geral da escola à realidade sócio-cultural de Caxias.

Para o bom funcionamento das atividades didáticas em sala de aula, normatizar o uso de aparelhos eletrônicos.
Para o bom ordenamento das atividades didático-pedagógico-administrativo, o aluno deverá:

  • Preencher junto à Secretaria, o requerimento de 2ª chamada, até o prazo de oito dias úteis após a realização da prova de 1ª chamada; e
  • A Secretaria deverá comunicar ao professor, em tempo hábil, o número de alunos aptos à realização da prova de 2ª chamada.

 

ATIVIDADES PERMANENTES E ESPECIAIS

HORÁRIO DE EXPEDIENTE

Manhã Tarde
Atendimento externo 07:00 às 12:00 14:00 às 17:00
Atendimento da Diretoria 09:00 às 11:30 15:00 às 17:00
Atendimento Coordenação Geral 07:30 às 10:00 – 10:30 às 12:00 14:30 às 17:00
Atendimento Coord. Ensino Médio 14:00 às 17:00

REUNIÕES

Coordenação

  • Reuniões Gerais Mensalmente
  • Reuniões Específicas Quinzenalmente

DIREÇÃO

O cargo de Diretora do Colégio São José é exercida por uma religiosa credenciada, sob o ponto de vista legal, designada pela entidade mantenedora – AIMCA.

Nos eventuais impedimentos do desempenho por parte da Diretora, assumirá o cargo a Vice-Diretora que terá igual formação e deverá ser membro da entidade mantenedora. Colabora, ainda, no completo andamento das atividades pedagógicas e administrativas do Colégio, na promoção de atividades da Escola, coadjuvando na disciplina geral e prestando assistência aos alunos, em seus diversos segmentos.

DA SECRETARIA

É um serviço subordinado à direção do Colégio, encarregado das tarefas de escrituração escolar dos alunos e pessoal, matrículas, arquivos, fichários e da preparação de correspondência, fazendo cumprir as determinações da Diretoria.

DA TESOURARIA E CONTABILIDADE

Este serviço de Tesouraria e Contabilidade são executados por uma religiosa, auxiliada por funcionários que se responsabilizam por toda escrituração contábil da Escola.

BIBLIOTECA PADRE ANTONIO VIEIRA

A Biblioteca Padre Antonio Vieira é um serviço pedagógico complementar que tem por finalidade possibilitar aos Corpos Docente, Discente e Técnico-administrativo a realização de pesquisa bibliográfica de leitura e de outras atividades que contribuam para o enriquecimento formativo e informativo dessa categoria.

DO CORPO DOCENTE

  • O professor é o elemento-chave na execução da Proposta-Educativa do Colégio São José. Por isso,
  • Planeja e desenvolve o plano da respectiva disciplina, área de estudo ou atividade.
  • Procede a avaliação do rendimento escolar com objetividade.
  • Executa integralmente os programas elaborados, de sua responsabilidade, dentro do prazo fixado dos dias letivos.
  • Possibilita aos alunos orientação para aquisição dos conhecimentos necessários a um rendimento escolar satisfatório
  • Trata todos os alunos com justiça e respeito.
  • Participa das reuniões e eventos diversos da Escola.
  • Anota, no Diário de Classe, a freqüência e os conteúdos desenvolvidos, apresentando-o, mensalmente, na Secretaria.
  • Solicita o material didático necessário às suas atividades, dentro das possibilidades do Colégio.
  • Diagnostica deficiências de aprendizagens por parte dos alunos e estabelece estratégias que objetivem melhoria do rendimento.
  • Utiliza livros da Biblioteca e propõe medidas que possam aprimorar o método de ensino, avaliação e disciplina.
  • Utiliza bem seu horário e é assíduo.
  • Tem tratamento e respeito condignos e compatíveis com sua missão de educar.

NORMAS E SANÇÕES AO ALUNO:

  1. A) DIREITOS:
  2. Ser tratado com respeito e dignidade
  3. Ser respeitado em seu ritmo de aprendizagem;
  • Eleger o representante da turma;
  1. Gozar todos os direitos e regalias, sem discriminação de credo, raça ou cor;
  2. Candidatar-se a cargos e funções previstas nas instituições discentes com aprovação da direção do Colégio;
  3. Participar de solenidades e eventos promovidos pelo Estabelecimento de Ensino;
  • Utilizar-se dos livros da biblioteca nos termos regulamentares.

 

  1. B) DEVERES:
  2. Apresentar-se ao estabelecimento de ensino em seu horário de aula, devidamente uniformizado;
  3. Cumprir com assiduidade e pontualidade os horários determinados para suas atividades escolares;
  • Acatar as decisões emanadas da diretoria da Escola;
  1. Possuir todo material didático, mantendo-o em ordem;
  2. Respeitar o Corpo Docente e Administrativo e tratar os colegas com afabilidade;
  3. Participar das comemorações cívicas, religiosas e demais atividades extracurriculares programadas pela Escola;
  • Manter a conservação do prédio e equipamentos escolares;
  • Ressarcir a Escola por danificação de peças do mobiliário e material escolar.

 

  1. D) PROIBIÇÕES:
  2. Entrar na classe ou dela sair sem permissão;
  3. Ausentar-se da Escola em horário de aula sem permissão do diretor;
  • Perturbar o bom andamento dos trabalhos, comportando-se ou incentivando outros a se comportarem indisciplinadamente;
  1. Ocupar-se durante as aulas com atividades alheias à mesmas;
  2. Trazer para o estabelecimento: celulares, livros, gravuras, revistas ou quaisquer outros materiais que contrariem os interesses das atividades escolares e dos objetivos educacionais;
  3. Portar arma, fumo, bebidas alcoólicas, drogas, etc, no recinto da Escola ou nas imediações desta;
  • Adulterar anotações do boletim ou de quaisquer outros documentos escolares;
  • Promover coleta de qualquer natureza, sem permissão da Diretoria;
  1. Fazer propaganda de partidos políticos no recinto da Escola;
  2. Uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula (celular, ipod, mp3).

 

  1. E) SANÇÕES:As penalidades são individuais e proporcionais à gravidade da infração:
  2. Advertência verbal em aula, pelo professor;
  3. Repreensão com anotação dada pela Coordenação Pedagógica;
  • Suspensão dada pela Diretora;
  1. Exclusão definitiva;
  2. Recusa à renovação de matrícula; e
  3. As decorrentes do cumprimento do Regimento Interno.

 

Obs.: Além dessas penalidades, a Diretoria poderá expedir compulsoriamente a guia de transferência do aluno que é manifestadamente incorrigível, ou comete falta de que decorra ofensa ou agressão ao professor e funcionário.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

CONCEITO
É atribuído ao aluno pela análise do seu comportamento num todo, notas de avaliação, levando em consideração o interesse, participação nas atividades, a pontualidade na entrega dos trabalhos, as atitudes em sala de aula e a criatividade.

AVALIAÇÕES PARCIAIS
Notas parciais de conhecimento, levando em conta a realização do trabalho, pesquisa, testes, argüições, exercícios, debates, deveres e estudos dirigidos, durante todo o período. Durante o bimestre, deverão ser atribuídas, no mínimo, duas notas de avaliações parciais contínuas em cada disciplina.

AVALIAÇÕES CUMULATIVAS OU GLOBAIS
Provas bimestrais, abrangendo todo o conteúdo programático durante o bimestre, com um acréscimo dos conteúdos anteriores, proporcionando, assim, a recuperação paralela, bem como a seqüência programática. Neste sistema de avaliação deverão ser observados os princípios básicos de avaliação formativa e somativa.
Considerar-se-à aprovado o aluno que obtiver nos quatro bimestres, isto é, na média anual, nota igual ou superior a oito (8,0), em todas as disciplinas, área de estudos ou atividades, no 1º Grau.

O professor deve anotar as dificuldades em relação aos objetivos, conteúdos, metodologia, livro didático e outros aspectos para que nas reuniões estes pontos sejam refletidos e replanejados.

Os planos de ensino deverão ser manuseados e executados, para garantir o êxito da nossa busca em termo de educação, escola, área e série. A freqüência, o conteúdo dado e as médias gerais deverão ser anotados no diário para facilitar nosso trabalho de acompanhamento e análise.

Os conteúdos dos testes deverão ser:
Teste Parcial – Conteúdo não acumulado.
Teste Global – Conteúdo acumulado da etapa.

  • O teste parcial será feito em uma semana marcada no calendário na aula de cada professor. O global será durante uma semana e todas as turmas farão ao mesmo tempo.
  • No momento da aplicação do teste, o professor deverá agir como educador, conscientizando o aluno que o resultado deve ser real.
  • Os testes deverão ser elaborados com cuidado e atenção sendo considerado em primeiro lugar para que vamos aplicá-los.
  • A média geral deverá ser a média dos testes mais os trabalhos individuais, de equipe, levando em consideração: interesse, participação nas atividades, pontualidade na entrega das tarefas, atitudes em sala de aula, criatividade etc.
  • As notas deverão ser registradas na ficha de avaliação e entregues à supervisão no fim da etapa.
  • Os professores deverão evitar durante a etapa alunos sem notas. Caso isto aconteça a coordenação e ou supervisão deverá ser avisada para resolver o problema.
  • Os professores deverão manter contato constante com a supervisão e/ ou a coordenação para comunicar como estão os alunos ou a turma, assim facilitará o acompanhamento e a história do aluno ficará registrada na ficha individual.
  • Os coordenadores deverão ficar atentos para todas as atitudes dos alunos e atividades executadas por eles e anotar na ficha individual.
  • Os coordenadores deverão chamar os pais quando necessário e registrar o chamado e o motivo na ficha individual.
  • A supervisão deverá analisar os testes, e se necessário conversar com o professor sugerindo nova elaboração.
  • A direção, coordenação e ou supervisão deverão incentivar o professor para desenvolver atividades, criativas e variadas com os alunos em sala e extra sala.
  • Trabalhos, Testes, etc. deverão ser entregues com cinco dias de antecedência à supervisão ou coordenação do grau para serem analisados e, posteriormente, encaminhados à reprografia.
  • O aluno deverá ser despertado para o estudo sistemático a partir da 1ª etapa.

A ESCALA DE AVALIAÇÃO 

Tendo uma precisão maior nos resultados, nas avaliações parciais e cumulativas, os conceitos serão atribuídos por uma escala numérica de 0 a 10 (zero a dez). A MÉDIA BIMESTRAL é o resultado da soma das notas obtidas nas avaliações realizadas. Se o resultado for igual ou superior a 8 (oito) o aluno estará aprovado. Caso não seja atingida a média oito (8,0) o aluno poderá recuperar-se ao longo do ano, obtendo notas superiores a oito (8,0) nos bimestres seguintes, ou ainda, terá direito à recuperação final em dezembro. Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver nos quatro bimestres, isto é, na média anual, nota igual ou superior a oito (8,0), em todos os componentes curriculares, ou seja, 32 (trinta e dois pontos), no Ensino Fundamental.

 

DA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O Sistema de Recuperação terá como base o princípio de que a verdadeira recuperação se desenvolve ao longo do ano, pelo interesse, esforço e estudo do aluno, orientado pelo professor. Para se conseguir esse tipo de recuperação, nos propomos a desenvolver um trabalho de conscientização, junto ao aluno, da importância de um estudo diário e sistemático, através dos diversos serviços pedagógicos. Se o aluno não obtiver aprovação durante o ano, será submetido à RECUPERAÇÃO FINAL, no mês de dezembro. Nesta recuperação o aluno deverá obter uma nota que, somada à sua média anual e dividida por 2 (dois), dê média sete (7,0). Será considerado reprovado o aluno que não cursar o período de recuperação, e que em recuperação por falta não apresente melhoria de aproveitamento.

CRITÉRIO DE EXTRAÇÃO DE MÉDIAS

Extração de média bimestral (mês + mês) para colocar na ficha de controle de pontos

  1. a) se a 2ª nota for maior do que a 1ª e no resultado tiver 0,25 ou 0,75 – arredonda-se para mais.
    1- 6,0 + 6,5 – média – 6,25 – arredonda-se para 6,5 (houve progressão)
    Ex. 2- 7,5 + 8,0 – média – 7,75 – arredonda-se para 8,0 (houve progressão)
  2. b) se a 2ª nota for menor do que a 1ª e no resultado tiver 0,25 ou 0,75 – arredonda-se para menos.
    1- 6,5 + 6,0 – média – 6,25 – arredonda-se para 6,0 (houve regressão)
    Ex. 2- 8,0 + 7,5 – média – 7,75 – arredonda-se para 7,5 (houve regressão)

Estes critérios devem ser rigorosamente considerados, pois se não forem seguidos vai dar diferença entre os resultados do professor e os do computador, gerando problemas entre aluno-professor – professor e secretaria.

Para a recuperação semestral (resultado na ficha de controle de pontos)

  1. a) O resultado não é em média, mas em total de pontos
    b) Soma-se o total de pontos de um bimestre com o outro
    c) Se o aluno obtiver 16 pontos, ficará isento da recuperação semestral
    d) Se o aluno obtiver 15,5 ou menos fará recuperação semestral
    e) A nota da recuperação semestral substituirá a menor nota de um dos bimestres.
    1º bimestre – 6,0; 2º bimestre 8,0 – a nota que o aluno tirar na recuperação vai ser colocada no lugar do 6,0.
    f) Se a nota da recuperação semestral for menor do que a que o aluno já tem, permanece a que ele tinha antes da recuperação.
    g) Na recuperação do 2º semestre (3º e 4º bimestres)

Fará recuperação semestral o aluno que:

  • obteve menos de 16 pontos na soma dos 2 bimestres e não fez 32 pontos no resultado da soma dos 4 bimestres (31,5 faz)
  • não fará recuperação semestral o aluno que:
  • obteve 32 pontos na soma dos 4 bimestres
  • no 3º e no 4º bimestres, não obteve os 16 pontos, mas no resultado dos 4 bimestres, obteve 32 pontos
  • Professor, caso tenha dúvida, procure o seu coordenador antes de preencher as fichas.

 O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes.
(Cora Coralina).