A Educação Infantil, primeiro contato da criança com o saber sistematizado, deve potencializar a criança para agir conforme as exigências da sociedade moderna que através de suas inúmeras conquistas tecnológicas, fez com que o papel da educação fosse repensado para adequar-se às necessidades e expectativas dessa sociedade.
Dentro desse contexto, o “Educar” e o “Cuidar são funções indissociáveis.
Hoje, a integração dessas duas funções na Educação Infantil, representa um avanço significativo no olhar pedagógico, onde o cuidar e o educar caminham juntos, um é parte integrante do outro, pois o desenvolvimento integral do ser humano depende tanto de cuidados na dimensão afetiva, quanto os cuidados intelectuais que dizem respeito à aprendizagem.
A sustentação prática da proposta pedagógica da Educação Infantil é a contextualização sistêmica do conhecimento. Com esse intuito, é indispensável que sejam valorizados os conhecimentos que o aluno traz para a escola, numa perspectiva de relação entre teoria e prática, de maneira que a criança perceba o seu significado para a vida.